SATÉLITE

Centro de Operações Espaciais Secundário opera satélite SGDC

Operação foi realizada pelo Centro de Operações Espaciais Secundário de 06 a 08 de dezembro
Publicada em: 13/12/2023 09:50
Imprimir
Fonte: COMAE
Edição: Agência Força Aérea

O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) realizou uma operação de controle do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) a partir do Centro de Operações Espaciais Secundário (COPE-S), sediado no Rio de Janeiro (RJ). A operação foi realizada de 06 a 08 de dezembro e contou com a visita do Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, para acompanhamento da atividade.

“É visível o empenho e a dedicação dos militares do COPE-S para manterem a disponibilidade e a prontidão, em caso de necessidade real de transferência inopinada do controle do satélite para este Centro Secundário”, ressaltou o Oficial-General.

O controle e o emprego do SGDC é feito pelo Centro de Operações Espaciais (COPE), com sede em Brasília (DF), em conjunto com a empresa TELEBRAS, o que proporciona um serviço de caráter estratégico ao Brasil, além de fornecer internet banda larga a 100% do território nacional, provendo as comunicações estratégicas em apoio ao Ministério da Defesa (MD).

Devido à importância desta atividade, o COPE possui um elevado nível de confiabilidade e redundância em todos os seus sistemas operacionais e de infraestrutura crítica e, em último caso, possibilita a migração da operação para o COPE-S, para o caso de um colapso do sistema principal.

Esta transferência do controle do satélite entre um centro e outro é chamada de Site Switch (mudança de local) e é realizada sempre que for necessário executar treinamentos periódicos das equipes, testes dos equipamentos, atividades de manutenção preventivas ou corretivas, além de possíveis emergências. Nesta ocasião, foram realizados também treinamentos para confirmar o bom funcionamento dos equipamentos para o caso de uma necessidade real.

No período do Site Switch, além dos treinamentos previstos pelo COPE e pela TELEBRAS, foi executada também a manobra periódica de posicionamento orbital do SGDC a partir do Centro de Operações Espaciais Secundário (COPE-S), no Rio de Janeiro. 

Fotos: COMAE